Sábado! 09 de abril

Ontem completou-se uma semana da minha chegada em Munique, hoje podemos dizer que se completa uma semana da minha estadia em Munique! Ah, que maravilha! Até que estou me dando bem por aqui, eu diria... Ontem resolvi fazer alguma coisa a respeito da minha falta de pratos, então programei uma ida ao shopping. Porém fui interrompida por um imprevisto no meio do caminho - não consegui sacar dinheiro conforme combinado utilizando a rede mastercard/cirrus, o combinado para transferir o dinheiro dos pais por aqui. Portanto, depois de comer pela primeira vez no RU do campus de Farmácia, vim direto para casa mandar e-mails e me livrar desse peso na consciência. E depositar algum dinheiro na minha conta, porque afinal em breve o aluguel e o seguro-saúde serão debitados. 

Pausa para falar do RU: Se chama Mensa e não é um simples RU. É direcionado a universitários e funciona com  um cartão pré-pago: você coloca créditos nele em uma máquina (existente em todas as Mensa) e se serve (existe mais de uma opção de pratos servidos na hora, opção de salada), pega bebida se quiser - inclusive cerveja, como todo bom local alemão - e "paga" com o seu cartão. Existem várias Mensa em München, ainda preciso checar se eu posso comer em todas elas, hehe! Ah sim, eles também tem cafés, lanches, etc. É bem variado!

Passei em casa depois do almoço, resolvi o que tinha que ser resolvido e parti para algum lugar perto da Universidade-prédio central para scannear um documento. SIM, porque em casa eu faria isso na minha escrivaninha, mas aqui eu tenho que pagar por isso. Dois euros. De qualquer forma era um documento importante, tinha que ser feito! Saindo de lá fui em direção ao Shopping (Olympia Einkaufszemtrum), com o U3. Explorando outras linhas de U-Bahn, que aventura! Foi muito simples chegar no shopping, uma das saídas dava direto em uma loja de departamento do Olympia. Saldo do shopping: um lençol de me cobrir (a moça da loja me ensinou a diferenciar entre esse e o de elástico), um copo de vidro e um prato de comida grande no "Woolworth" - muita coisa barata lá -, uma cumbuca e um prato de sobremesa ultra-fofos na Nanu Nana - 0,95Euro cada um. E uma Jaqueta COM CAPUZ por 15,- na H&M (SALE!). Voltei com o U1, conexão no "Sendlinger Tor".

Kitchen Set (por acaso a lasquinha no prato branco foi feita por mim mesma. Sim, porque não seria EU se eu não danificasse uma coisa nova E branca)

A cozinha inteira, hehe

Observação: Olympia também é o nome do "Olympia Zentrum", o local que abrigou as olimpíadas de Munique. Fica duas estações antes desse shopping, mas não fui visitar porque o shopping fechava às oito e eu precisava rodar ele inteirinho para pesquisar todos os preços!

Digno de nota: ontem eu peguei TRÊS VEZES o metrô novinho! UAU! Um recorde, porque ele NUNCA passa na minha vez.

Madrugada: conversa com a família antes e pós meia-noite, muito boa! Já estou encontrando igrejas para ir, graças à ajuda do Gustav!

O dia de hoje
Começou tarde, mas foi bom! Fui a um convescote (hehehe) com o pessoal da turma de alemão online, todos estrangeiros, no Englischer Garten. Comprei meu almoço na estação de metrô, as principais estações sempre tem um local que vende sanduíches e lanches típicos, como Bretzel, CHINEQUE, croissants, essas coisas.

Todos conversamos em alemão, então foi muito bom! Cada um com o seu sotaque, o que foi mais divertido ainda: conheci dois chineses (aparentemente um veio da inglaterra) - a chinesa estuda economia, o chinês estuda medicina -, dois húngaros que gostam muito de festa, uma húngara que estuda economia, dois franceses (uma que estuda veterinária, o outro não sei), um húngaro que faz informática, uma grega que faz direito e só! Foi muito bom! Ficamos um tempo conversando, comemos Pfannkuchen (panqueca, só que com açúcar por dentro e só!) que a Solene (francesa) tinha feito, depois alguns foram embora e começamos a passear por lá. Saímos do jardim em direção a uma estação de U-Bahn e aí cada um foi seguindo o seu caminho. Eu desci logo, para tentar encontrar um Flohmarkt (mercado de pulgas), onde eu poderia encontrar minha querida lâmpada de mesa. Não encontrei o indicado (aparentemente eles não são fixos), também não encontrei uma Ikea, mas a Zoi (Grécia) me fez companhia por todo esse tempo e andação, então foi muito bom! Conversamos bastante.. fui para casa de novo, mais uma vez cansada, e parei no mercado - lembrei que domingo é dia de não abrir. Estou começando a me acostumar a subir três lances de escada com compras!

O grupo que compareceu ao piquenique

Vamos brincar de descobrir de onde vem cada um?

A melhor fotografia de um ganso que eu já fiz. Não que eu tenha feito outras...

Os patos gansos e galinhas d'água


Chinesischer Turm (torre chinesa), no meio do Jardim Inglês!

Ela de novo, com uma visão diferente
Observação: o Englischer Garten é MUUITO grande. E fica bem no centro da cidade. É muito frequentado por: bicicleteiros, pessoas com cães, pessoas com crianças, pessoas querendo relaxar no sol ou na sombra, etc. E, como muitos parques europeus, as pessoas costumam tomar banho de sol por lá - de biquini! Eu achei muito engraçado, porque não tinha praia ou área de banho. Mas é comum e ninguem olha estranho.

Não postei ontem porque eu estava por demais cansada, então ficou para hoje mesmo =)
Aquele abraço... e até a próxima!

Quinta-feira, dia depois da matrícula

Dia importante: dia de conhecer o campus! Tive uma reunião com a coordenadora do curso de farmácia e, claro, dei uma volta pelo campus de Química e Farmácia (fotos), que fica a 20 minutos de caminhada aqui de casa. Cronometrei o tempo na volta, porque antes de ir para a reunião com a coordenadora fui pagar a minha taxa do semestre - 42 Euros. A reunião foi muito boa, pude esclarecer muitas dúvidas e novamente ouvir que o meu alemão não é ruim (por que eu nunca acredito?), falar um pouco do esquema da Universidade, das matérias que irei fazer, etc. A professora foi muito atenciosa! 
Observação (para os colegas da Farmácia e afins): estrutura moderníssima. Ainda não entrei nos laboratórios, mas dei uma olhadinha pelos vidrinhos e achei tudo muito legal.





Como já falei, saindo de lá vim direto para casa - almocei e vim resolver algumas coisas do celular alemão. Ainda não ficaram bem resolvidas, mas acredito que em breve estarão (eu ganhei um chip com 10Euros de crédito no dia da matrícula - era um dia só de estrangeiros -, agora preciso decidir se esse tem as melhores tarifas para o Brasil!). Umas duas horas depois saí em direção ao prédio central da LMU para pegar a tão sonhada carteirinha da Universidade. Com ela ganho regalias! Inclusive o meu visto de permanência, que foi meu objetivo depois de pegar os documentos da LMU. Cheguei lá meia hora antes de fechar achando que nem seria atendida mas, ainda bem, eu fui! Depois de uma hora estava com o meu visto nas mãos. Ou melhor, no passaporte... e nenhum dinheiro na carteira, sério. ZERO! Mentira, eu tinha algumas moedas... Haha. Como boa turista, saí do local e fui explorar a região da Poccistraße - agora eu chamo os lugares conforme a estação de metrô, porque como eu não tenho o mapa eu não tenho muita idéia de onde eu esteja. Estava andando em linha reta em uma rua movimentada quando eu reparei que no final de uma das ruas transversais tinha um monumento, com umas colunas. Fui na direção dele. Cheguei no final dessa ruazinha e vi que era loonge, muito longe. Na verdade tinha metade de uma praça enorme antes de chegar nele! Mas eu fui! Meus pés e minhas meias já não estavam mais se entendendo muito bem, mas a vista era promissora! "Se eu não descobrir o que é", pensei, "depois procuro no google maps". "Mas pelo menos vou lá tirar algumas fotos e curtir o visual!". E fazer um pouco de exercício, né. Afinal, andar nunca é demais! Mesmo esfolando os dedinhos mínimos.

A rua que eu peguei para ir para lá
Quando eu cheguei na "praça" gigante

De costas para a rua de onde eu vim

O monumento visto de longe (estátua + "hall da fama" - Ruhmeshalle)
A Placa indicando que é possível observar o campo da Theresa (Theresienwiese) de dentro da estátua. Não pude fazer isso, estava sem dinheiro! Hehe
A estátua da Bavaria



A Estátua de novo, agora em minha companhia! Sabe, para comprovar que eu estive lá (as fotos amadoras não são suficientes, hehe)

O Hall, com os Bustos das pessoas importantes da Bavaria (Pianistas, cientistas, políticos...). Foi um presente do Rei Ludwig I
Estátua da Bavaria de costas


A vista do Hall


Se alguem duvida que tinha vento...!  

Curiosidade: nesse local (Theresienwiese) foi celebrado o casamento do Príncipe Ludwig (depois seria coroado Rei Ludwig I) com a Princesa Theresa de Saxony-Hildburghausen, para o qual todos os moradores da Bavaria foram convidados. A festa aconteceu no dia 12 de outubro de 1810 e se tornou tradição na cidade, primeiramente celebrada com tradicionais corridas de cavalo (como a que encerrou a festa do casamento) e depois um Festival de Agricultura. Hoje em dia essa festa ainda é celebrada no mesmo lugar e no mesmo mês, mais conhecida como... Oktoberfest! Prost! A corrida de cavalos não acontece mais, mas o Festival de agricultura ainda acontecem a cada três anos. A Oktoberfest é atualmente o maior festival do mundo, recebendo 6 milhões de visitantes de todo o globo. Como o local ficou muito popular, o nome também popularizou. Agora é simplesmente chamado de "Wies'n". 
mais detalhes do histórico da festa aqui (em inglês):

Devo dizer que eu não sabia de nada disso! Fiz a tal da pesquisa para poder desvendar o local, hehe! Como eu não sabia grande coisa, só fiquei andando por lá. E encontrei ... O CIRCO! Sim, Zircus Krone está instalado lá. Já tinha visto alguns anúncios desse circo pelo metrô e resolvi dar uma voltinha pela instalação feito criança feliz, e vejam o que eu encontrei...

Parte do circo, claro


A cozinha do circo


A lavanderia do circo

Um cavalinho do circo



Os elefantes do circo


As pessoas observando os elefantes do circo



O camelo do circo



A Lhama (?) ou algum animal parecido do circo.




As focas ou alguma coisa parecida do circo




O cachorro mijão do circo (HEHEHE)


A entrada pro Zoo do circo, que eu não fui (nem se eu quisesse). Porque não tinha dinheiro! Hahaha




A entrada




Foi de lá que eu vim!




E a maravillha de encontrar um "U" branco em um quadradinho azul. Nessa estação não tinha a minha linha, mas foi só olhar no mapinha - que tem em todas as estações - e já encontrei minha conexão mais próxima! Pronto! (ps: estou no alfinete, fui até Odeonsplatz)


O mais engraçado é que eu fiquei lembrando de casa o tempo todo! Eu vi o camelo primeiro achando que era dromedário. Cissairmã, agora você me explica: por que eu lembro de você quando eu vejo ou falo dromedário? E quero dizer dromedRário? Da mãe é facil: lembrei daquelas feiras de inverno com coisas peruanas que tinham Lhamas de vez em quando. E a mãe sempre dizia "cuidado, elas cospem de repente!!". E do pai eu lembrei quando vi que os dromedários eram camelos, e lembrei do pai com os camelos no Saara =D
Mais uma vez, vocês estavam junto!

Esse post deu trabalho! Quase enxaqueca, hehe! Boa noite a todos, em breve dormirei!

Quarta, que dia mesmo?

Confesso que eu estou um pouco perdida nos dias do mês. A verdade é que eu nunca fui muito achada. Só preciso ter alguns referenciais, tipo a palestra de introdução aos estudantes que será na segunda-feira, 11 de abril. Certo? Eu chequei no calendário! 

Sei da palestra porque hoje foi o dia da minha matrícula! Saí de casa, fui deixar o número da minha conta para a administração da casa de estudantes (Studentenwerk München), conforme combinado, e fui para a Ludwigstraße 27. Conspiracionistas, podem começar os protestos: o Google É O QUE HÁ! Depois de consultar o endereço e redondezas no streetview, não tinha como errar a saída da estação de U-Bahn e o lado que eu ia. Acertei de primeira! Para quem me conhece bem, acertar de primeira realmente é uma coisa rara e só acontece com fina pesquisa da área a ser visitada. Como ainda era 12:15 e o compromisso era só às 14:00, só entrei e vi onde era a sala que eu deveria ir e depois saí. Peguei a primeira rua à direita (parecia promissora - Schellingstraße) e fui andando. Primeiramente não sabia se iria almoçar, mas aí resolvi que sim e, meio indecisa, comecei a olhar, olhar... parei em um lugar chamado "Lo Studente" ou algo assim, que tinha pasta e pizza. Servia! Paguei 5,90 na pasta com frutos do mar e um pedaço de pizza só com molho de tomate (essa foi surpresa, por que no prato de massa vem um pedaço de pizza?) e caro demais em um suco de abacaxi amarelo demais (2,50). Nunca tente matar a saudade de casa em um local inapropriado, nunca. Tudo bem que o Apfelsaft também era o mesmo preço, e eu tinha uma caixa em casa. De qualquer forma, fui muito bem servida! A minha primeira refeição quentinha desde o avião! =D. Saí do almoço, chequei se não tinha tempero verde nos dentes e fui para a matrícula! Lá correu tudo muito bem. As pessoas podiam falar inglês comigo, mas preferi que falassem alemão, afinal... preciso aprender! Acho que foi meu maior aproveitamento de palavras em todo o período que eu passei aqui! Provavelmente porque o pessoal da Assessoria de Relações Internacionais (Internationale Angelegenheiten) é bem paciente! Entre os estudantes meninas tailandesas, uns meninos franceses, dois espanhóis e o resto eu não convivi... a matrícula foi feita em etapas, então eu só conheci o pessoal que ficava nas mesmas salas que eu, hehe. Amanhã busco minha carteirinha da universidade! Como eles são muito organizados, já me deram mapa de onde que são os lugares, inclusive da palestra de segunda-feira.


Observação: antes de sair de casa, algo muito importante! Testei meu ferro de passar!! Sim, mas no esquema sem tábua de passar nem nada, só com uma toalha por baixo. E foi! Deu certo. O ferro é bem bom, o alcance nos cantinhos não fez falta (ainda, hehe - e NEM VAI FAZER)... Me dei bem! Resultado: positivo! Com vista para a paisagem ainda por cima...



Então, depois da matrícula fui na Karstadt (loja de departamento que o meu pai descobriu e eu já tinha passado direto, hehe) na tentativa de encontrar: lençol (de se cobrir), travesseiro e lâmpada de mesa. Não achei o lençol - pelo que eu entendi não é costume deles ter lençol de se cobrir, pelo menos nas camas montadas nessa loja não tinha -, a lâmpada e o travesseiro achei muito caros. Continuarei procurando. Mas eu achei dois brincos por 3,95 (argola =), creme nivea potão (na foto, com a clássica comparação com caneta BIC) - o que eu precisava, porque a minha mão está dando sinais de "rachamento", por causa do frio+vento - e também... protetores para secar as unhas (caixa com 10)! Achei sensacional, tem fotos. Hehehe




O mais absurdo foi que eu fui procurar lixas de unha (porque eu só trouxe uma, esqueci do bendito estoque), e vi duas opções, ambas com cinco ou seis lixas: 3,49Euros ou 4,alguma coisa. MAS COMO ASSIM? Elas são de ouro??? Achei por demais caro. Isso deve existir em algum lugar por um preço melhor! Tenho esperança, mas acho difícil. 
Foi um passeio bom, a loja era bem grande (cinco andares, fora o subsolo com um mercadinho + padaria, que dava no metrô - estação Münchner Freiheit) e bem variada! Depois disso fui para casa lidar com finanças. Porque é sempre muito importante ter o seu dinheiro sob controle!

Quando estava pensando em ir para o banho, um movimento "para fora" no quarto ao lado - a vizinha saiu! Fui lá na cozinha me enturmar e me apresentar. Ela é alemã, estudante de biologia. Já morava aqui antes desse semestre. Perguntei se dava para tomar a água daqui - dá! Não preciso mais comprar água, ufa!

Mais uma peculiaridade alemã:
O troco é dado nos mínimos detalhes por aqui. Se é 14,01, é dado o um centavo. Se você tem que pagar 14,01, paga o um centavo. Não se vê muito disso ou de moedas de um centavo no Brasil, não é mesmo? Ah sim. Também de moedas de 2 cents aqui =D Os europeus são muito exatos com o seu dinheiro. Algo a se pensar!

Abraços a todos! Hoje tenho que dormir cedo, porque amanhã o dia está cheio de compromissos e trajetos! Adoro usar o U-Bahn, é muito prático e rápido!
Atualmente, 15,6°C.

Terça-feira, 05 de Agosto

Novamente a vizinhança foi complicada. Não pela parte do vizinho, mas pela minha (haha). Fiquei conversando com a família até meia noite e pouco e, antes disso, levei uma batida na parede do tipo "favor ficar quietinha". OPS! Regras da convivência em casas de estudante com dry-wall. O que mais me deixa nervosa é que eu AINDA não olhei para o rosto da pessoa! De qualquer forma, aceita-se que a pessoa estava no direito dela, então coloquei um fone no ouvido e falei bem baixinho. E me aprontei pra dormir bem quietinha . O máximo que consegui, claro. Afinal, as paredes são de DRY WALL!

Acordei mais tarde do que deveria, mas sem prejuízos para o meu cronograma. O problema é que, para me acostumar ao fuso-horário, seria interessante começar a acordar em horários mais forçados, não? De qualquer forma foi bom dormir (sempre é). Mas o travesseiro está realmente deixando a desejar, talvez eu tenha mesmo que procurar por outro! Desisti de achar uma IKEA, descobri que as que existem aqui em München são muito longe e exigem muitas muuuitas conexões com ônibus, s-bahn e etc. Meu pai já descobriu uma loja mais legal. Hehe

Fui para o centro resolver o meu Plano de saúde alemão - é obrigatório para estudantes de intercâmbio a uma empresa alemã de planos de saúde se você quiser estudar na Universidade -, tudo muito tranquilo. Aproveitei e conheci o esquema das Mensa - RUs, cafeterias e lanchonetes associadas à Studentenwek München (a casa de estudantes que eu moro, que possui várias casas espalhadas por Munique). É legal! Você faz um cartão e coloca créditos nele, para ir consumindo! Acho que eles curtem não lidar muito com dinheiro por aqui, hehe! Depois dei uma circulada pelas lojas de celular.. ainda não sei qual comprar. Amanhã tenho que decidir isso, no máximo depois de amanhã! Todos os lugares querem o meu telefone! Haha

Fui no mercado, comprei sabão de roupa - aiai, a hora se aproxima -, e fiz mais algumas coisinhas. Em resumo, um dia também muito positivo!

Algumas peculiaridades boas da Alemanha:
1. A entrada do banco para a parte de atendimento ao cliente não é controlada por catracas e quinze mil detectores de metal. Eu entrei com a minha mochila, laptop, tudo o que tinha dentro, por uma porta livre, que vinha de uma porta sem controle nenhum diretamente da rua (que dava acesso ao caixa automático - Geldautomat)
2. A entrada do metrô (essas vocês já devem ter ouvido): Ninguém cobra se você comprou ou não a passagem. Não existem catracas para impedir alguém que não pagou de passar... Inclusive é possível pagar tickets para uma semana, três dias (turismo), um dia, um mês,... dependendo do seu uso.
3. Eles se assustam quando eu carrego meu passaporte naquelas bolsinhas junto ao corpo.
4. Estudantes tem regalias, como passagem subsidiada (pagam menos) -  no Brasil nós sofremos, não?
5. Cachorros usam e são bem-vindos no metrô!

Abraços para tooodos!

Segunda-feira, 04 de Abril

Acordo às 6:30 da manhã com um barulho mais que exagerado no quarto ao lado. Seria um vizinho? Corri para o “olho mágico” na porta (esse “corri” pode ser interpretado por “já que o barulho não vai parar, vou olhar o corredor”, 10 minutos depois) e olhei. Nada. Como o meu quarto é o segundo a partir da porta do corredor, deduzi  que seria no primeiro quarto. Dormi mais um pouquinho e o despertador tocou. Me arrumei e dei de cara com uma cidade fria, molhada, cheia de vento e – muito importante – uma sombrinha muito molenga.  Confesso que a raiva foi maior do que eu e eu me deixei consumir. Ainda bem que os momentos de escritório de vez em quando me davam uma alegria para prosseguir. Parei no EDEKA (mercado maior que o Pennys Markt) e comprei uma nova sombrinha. Melhor. Ainda com vento, mas melhor. Daí em diante o dia só melhorou: abrir conta em banco, descobrir que o chuveiro de todos tem problema para esquentar e tudo bem deixar um monte de água correndo antes, mais uma parada na lan house, etc. Coisas boas! E... comprei um balde! Hahaha. Balde, pano de cozinha, toalha de chão, talheres... Tudo ótimo!

No final do dia, resolvo tomar coragem e pedir ajuda para os estudantes que prestam “assistência técnica” da internet aqui na casa. Primeiro chamei uma, não atendeu (no interfone). Chamei o outro, já me atendeu. Veio aqui, arrumou tudo – mesmo com o computador em português – e ... PRONTO! Internet no quarto! Feliz da vida =D
E agora posso postar no blog! Esse é light, porque tem muitos outros cheeeios de coisa! Hehe

Obs: hoje me diverti com a compra da webcam pelo pai e pela mãe (já que o lap da mãe tá pifadinho). Vários prints da glória, Puskas, Pai... Hehehe. Da mãe ainda não deu, porque ela não chegou em casa =D. E The Big Bang Theory via Skype. Hahahaha





Créditos especiais para o endereço do blog para a YviaCissa. Cissa por me dar o contato e Yvia por... ser a criativa Yvia de sempre!

Domingo, 03 de Abril

Dia bom. Começou com uma bela acordada às 11:50, horário local, e logo depois um bom-dia do meu pai. Um timing muito bom para quem estava deprimida em pensar que não podia circular pela casa de pijama antes de começar o dia. Eu tinha em mente apenas ir aos lugares que eu teria que ir na segunda-feira e também visitar a praça da Universidade (fotos), onde fica o prédio central, para onde vou na quarta fazer minha matrícula. Com isso em mente, me arrumei, peguei meu computador na esperança de achar o tal do “Internet Café” e fui. Qual não é a minha surpresa que, duas paradas de metrô à frente, já no meu primeiro destino, encontro uma München um pouco mais agitadinha, com um shopping aberto com alguns restaurantes com mesinhas no sol, muitas pessoas andando de bicicleta, lojinhas (fechadas, afinal É domingo), mercados (também fechados)... e prédios significativamente altos pro padrão alemão – não é muito comum encontrar prédios de moradias assim GIGAAAAAAAANTES por aqui.  Mudei completamente de rumo quando encontrei um lugar com a inscrição “Internet and calls” na fachada. De fato, meu foco mudou. Parei, entrei, não acreditei no preço (0,50 Euro por 20 minutos) e já comecei a mandar mensagens para a família: “estou indo pro Skype!!!”. Tudo bem que o Skype só funcionou depois de um tempo e que o computador era lento. Mas deu para organizar a minha vida nos e-mails, tirar alguns pesos da consciência e... MATAR A SAUDADE! Até encontrei um ou outro ser humano perdido que não foi convocado por lá (Pri, Bru, desculpe a confusão em conversar, mas o pc estava COMPLICADO! Haha).  A propósito, parabéns para a Carolzinha, apresentada na igreja nesse domingo! Gente grande!! =D

Depois de algum tempo, saí e recomecei a minha procura pelo local que eu queria. Pedi informação e atravessei novamente o centro comercial e, tomando cuidado para não andar na via de ciclistas para evitar atropelamentos – não sei até que ponto a buzina seria só um aviso de “irei te atropelar” -, achei a outra casa de estudantes onde preciso assinar o contrato na segunda-feira. Mais laranja que a minha, também tem fotos.




Bônus do dia: nesse centro comercial tinha uma loja de roupas fechada, mas com uma caixa na frente com muitos cabides, que dizia: “Cabides para doar”, ou seja, “Sirva-se!”. Eram todos quebrados, logicamente. Passei ali, me servi, feliz da vida! Agora tenho aonde pendurar minhas camisas!! Haha.



Não-bônus do dia: deveria ter coletado mais cabides, até que cabia na mochila! Sobrou coisa de pendurar aqui.

Depois desse destino, fui para a praça da universidade (Geschwister-Scholl-Platz), fiquei lá por um tempo, vi um portal bonito e comecei a andar na direção dele. 







 Essa era a portinha de saída do metrô (U-Bahn) - a mais enfeitadinha que eu já encontrei!






A porta de entrada da Universidade que eu vou estudar (prédio central)




Aí vi um prédio bonito, que uma turista estava tirando uma foto, ao lado de um prédio oficial da Suíça. Como não sabia o que era, perguntei para um taxista que estava esperando passageiros bem na frente. “O senhor saberia me dizer o que é este prédio?” “Não”. Sério, não? Enfim, não deveria ser importante, NÉ? Mas que fica em uma avenida importante, fica. Segui essa avenida, segui, segui. Andei, andei, andei, até... não encontrar nada, além de uma sorveteria Häagen Dasz. Parada OBRIGATÓRIA! 








Continuei andando, porque vi em algum lugar uma placa indicando “Arena” – Allianz-Arena, o estádio do Bayern München, para os não iniciados. Como eu não encontrava de jeito nenhum e já tinha andado pra caramba, me lembrei da minha bolha – desta vez estava de tênis, mas ainda era importante – e resolvi descer para o próximo U-Bahn. Ainda bem que eu não tinha perdido o caminho do U6 (minha linha – que também vai para a Arena, lembrando o episódio de ontem com os torcedores do Bayern) e, melhor ainda, nessa estação já tinha indicação de um metrô U6 cujo ponto final era o ponto da Arena. Ok! É nesse mesmo que eu vou! Esperei uns minutinhos – tudo muito bem cronometrado, diga-se, pois nas estações existe sempre uma contagem regressiva para os três próximos trens – e fui. Era longe, que bom que eu não fui a pé. Jamais chegaria. Tirei fotos =D





 Eu ainda tenho que descobrir o que seriam esses cones. Mas a eólica é pro Papitolhes.
 Monges também gostam de futebol, veja só. Estavam nos arredores da arena. Eu não vi mais nada lá perto que pudesse atrai-los. Haha


 Como eu disse, as lojas eram muito longe.

Pensamento do dia: preciso comprar um guia turístico de München.

Depois de uns 20 minutos perambulando pela Arena, resolvi não seguir para a lojinha e voltar para pegar o trem para casa (faltavam 29 minutos para a sua chegada quando eu saí da estação), afinal eu ainda tinha que ir no mercado comprar água, eu estava praticamente no outro extremo do trajeto do U6 e já passava das 18 horas. Mas que mercado? Lógico que estava fechado quando eu cheguei, é DOMINGO e ele nunca abriu!

E viva o Apfelsaft!