Quarta, que dia mesmo?

Confesso que eu estou um pouco perdida nos dias do mês. A verdade é que eu nunca fui muito achada. Só preciso ter alguns referenciais, tipo a palestra de introdução aos estudantes que será na segunda-feira, 11 de abril. Certo? Eu chequei no calendário! 

Sei da palestra porque hoje foi o dia da minha matrícula! Saí de casa, fui deixar o número da minha conta para a administração da casa de estudantes (Studentenwerk München), conforme combinado, e fui para a Ludwigstraße 27. Conspiracionistas, podem começar os protestos: o Google É O QUE HÁ! Depois de consultar o endereço e redondezas no streetview, não tinha como errar a saída da estação de U-Bahn e o lado que eu ia. Acertei de primeira! Para quem me conhece bem, acertar de primeira realmente é uma coisa rara e só acontece com fina pesquisa da área a ser visitada. Como ainda era 12:15 e o compromisso era só às 14:00, só entrei e vi onde era a sala que eu deveria ir e depois saí. Peguei a primeira rua à direita (parecia promissora - Schellingstraße) e fui andando. Primeiramente não sabia se iria almoçar, mas aí resolvi que sim e, meio indecisa, comecei a olhar, olhar... parei em um lugar chamado "Lo Studente" ou algo assim, que tinha pasta e pizza. Servia! Paguei 5,90 na pasta com frutos do mar e um pedaço de pizza só com molho de tomate (essa foi surpresa, por que no prato de massa vem um pedaço de pizza?) e caro demais em um suco de abacaxi amarelo demais (2,50). Nunca tente matar a saudade de casa em um local inapropriado, nunca. Tudo bem que o Apfelsaft também era o mesmo preço, e eu tinha uma caixa em casa. De qualquer forma, fui muito bem servida! A minha primeira refeição quentinha desde o avião! =D. Saí do almoço, chequei se não tinha tempero verde nos dentes e fui para a matrícula! Lá correu tudo muito bem. As pessoas podiam falar inglês comigo, mas preferi que falassem alemão, afinal... preciso aprender! Acho que foi meu maior aproveitamento de palavras em todo o período que eu passei aqui! Provavelmente porque o pessoal da Assessoria de Relações Internacionais (Internationale Angelegenheiten) é bem paciente! Entre os estudantes meninas tailandesas, uns meninos franceses, dois espanhóis e o resto eu não convivi... a matrícula foi feita em etapas, então eu só conheci o pessoal que ficava nas mesmas salas que eu, hehe. Amanhã busco minha carteirinha da universidade! Como eles são muito organizados, já me deram mapa de onde que são os lugares, inclusive da palestra de segunda-feira.


Observação: antes de sair de casa, algo muito importante! Testei meu ferro de passar!! Sim, mas no esquema sem tábua de passar nem nada, só com uma toalha por baixo. E foi! Deu certo. O ferro é bem bom, o alcance nos cantinhos não fez falta (ainda, hehe - e NEM VAI FAZER)... Me dei bem! Resultado: positivo! Com vista para a paisagem ainda por cima...



Então, depois da matrícula fui na Karstadt (loja de departamento que o meu pai descobriu e eu já tinha passado direto, hehe) na tentativa de encontrar: lençol (de se cobrir), travesseiro e lâmpada de mesa. Não achei o lençol - pelo que eu entendi não é costume deles ter lençol de se cobrir, pelo menos nas camas montadas nessa loja não tinha -, a lâmpada e o travesseiro achei muito caros. Continuarei procurando. Mas eu achei dois brincos por 3,95 (argola =), creme nivea potão (na foto, com a clássica comparação com caneta BIC) - o que eu precisava, porque a minha mão está dando sinais de "rachamento", por causa do frio+vento - e também... protetores para secar as unhas (caixa com 10)! Achei sensacional, tem fotos. Hehehe




O mais absurdo foi que eu fui procurar lixas de unha (porque eu só trouxe uma, esqueci do bendito estoque), e vi duas opções, ambas com cinco ou seis lixas: 3,49Euros ou 4,alguma coisa. MAS COMO ASSIM? Elas são de ouro??? Achei por demais caro. Isso deve existir em algum lugar por um preço melhor! Tenho esperança, mas acho difícil. 
Foi um passeio bom, a loja era bem grande (cinco andares, fora o subsolo com um mercadinho + padaria, que dava no metrô - estação Münchner Freiheit) e bem variada! Depois disso fui para casa lidar com finanças. Porque é sempre muito importante ter o seu dinheiro sob controle!

Quando estava pensando em ir para o banho, um movimento "para fora" no quarto ao lado - a vizinha saiu! Fui lá na cozinha me enturmar e me apresentar. Ela é alemã, estudante de biologia. Já morava aqui antes desse semestre. Perguntei se dava para tomar a água daqui - dá! Não preciso mais comprar água, ufa!

Mais uma peculiaridade alemã:
O troco é dado nos mínimos detalhes por aqui. Se é 14,01, é dado o um centavo. Se você tem que pagar 14,01, paga o um centavo. Não se vê muito disso ou de moedas de um centavo no Brasil, não é mesmo? Ah sim. Também de moedas de 2 cents aqui =D Os europeus são muito exatos com o seu dinheiro. Algo a se pensar!

Abraços a todos! Hoje tenho que dormir cedo, porque amanhã o dia está cheio de compromissos e trajetos! Adoro usar o U-Bahn, é muito prático e rápido!
Atualmente, 15,6°C.

3 comentários:

  1. irmã, não entendi essa dos protetores de unhas. parecem pirainhas de cabelooo!
    como faaaaaz?

    ResponderExcluir
  2. Cissa, eu disse pra Mariana: é uma cruza de piraninhas de cabelo com o dedal de costura da vó... E quanto aos centavos, concordo: tem mais é que valorizar mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Ah! Que divertido seu blog!!! Que bom que acatou a idéia!
    Já li os outros posts semana passada mas não comentei pq
    estava dirigindo! Hehe
    Saudades se vc já! Sério! Rio mto c/ o que vc escreve! Adoro os detalhes!
    Eeee! Vi nosso calendário na foto do ferro de passar!
    Cidade linda!!!
    O nome da alemã por acaso é Frida? Não conte p/ Lu! Hahahah
    Ah! Uma boa quinta 7 de abril pra vc!

    Puxa. Não sei colocar meu nome ali!
    É a Mari Moura! Haha
    Beijoos

    ResponderExcluir