Salzburg e tour pela Munique antiga

Como anteriormente postado, domingo foi dia de Salzburg! E hoje no final da tarde tive um Stadtführung (visita guiada) pelos pontos turísticos da cidade antiga de Munique, aos arredores da Marienplatz. E faz um certo tempo que estou em aulas, então resolvi dividir esse post em três partes: aulas, Salzburg e Munique antiga!

Aulas
Tem sido bem interessante frequentar as aulas em alemão (não, tradutor do blogger, por mais que eu queira, frequentar não tem mais trema!). Muitos termos novos para aprender, alguns aprendo por contexto, outros pelo som da palavra (na escrita por ser meio esquisito), outros até podem existir no dicionário - que sempre está comigo -, outros por dedução, e outros eu tenho que confirmar com a colega do lado. A colega, sim, aqui a maioria da farmácia também é feminina. O que acontece com esse mundo farmacêutico? É engraçado, hehe! E para aqueles que estavam torcendo e também para os que não estavam, eu consegui trocar a minha matéria! Agora estou fazendo matérias da área de Tecnologia Farmacêutica. Isso implicaria em uma prova com conteúdo do semestre passado (deles), porque a matéria é em duas partes, mas acabou que eu vou simplesmente fazer essas matérias, frequentar uma parte da prática e receber apenas uma parte dos créditos (não preciso de todos) quando eu concluir uma prova oral a respeito dos temas que eu realmente tiver visto. Observação importante: a coordenadora do curso já me falou que a taxa de sucesso dos estrangeiros em provas orais costuma ser maior do que nas escritas, porque nos expressamos mais facilmente. Bendita mímica! Então tenho aulas todos os dias de manhã (na maior parte das vezes começa às 11, uma ou outra vez às 9) e só na sexta-feira tenho aula à tarde. Assuntos bem legais: tecnologia farmacêutica, biofarmácia (digamos que é o caminho que a substância ativa faz no corpo depois que você engole, incluindo os processos de absorção, metabolismo... ah, vocês não querem saber isso! Mas eu garanto que é legal!), farmacologia integrada (estudo aprofundado de farmacologia), farmacologia clínica, farmácia clínica I e farmácia clínica II. Agora a grade está fechada e certinha! Só falta saber sobre o andamento das práticas em Junho. Mas vou dizer uma coisa apenas: quem pegar o meu caderno ou minhas anotações no skript não vai conseguir entender lhufas. Meio em português, meio em alemão, nem sei se EU vou entender. Haha. Skript = material que compramos no começo da matéria, com todos os slides que o professor vai usar no semestre. Alguns podem ser bem grandinhos! Coisa importante: andei tirando fotos do hall enquanto esperava a aula:

Na frente, entrada para o anfiteatro (Hörsaal) Buchner. Na esquerda, para o outro que eu não uso e por isso eu esqueci o nome. Hehe. Mas é maior, esse que eu não uso. Eu estava sentada em um banqunho, sempre tem banquinhos para sentar!

Na primeira portinha, do lado do extintor: uma das entradas da Mensa. A outra porta dá acesso a uma escada, que leva a alguns anfiteatros menores. Essa é a "Casa F", aí casa "Casa" ou bloco, ou prédio possui Salas de Seminário (Seminarraum) próprias, para turmas menores.


Salzburg
Como todos sabem, Salzburg fica na Áustria, então eu saí com o meu passaporte na carteira e lá fui para a excursão! O passaporte não foi necessário, em momento algum. Foram várias pessoas dessa vez, não sei exatamente quantas, mas com certeza muitas - todos sabemos que eu não sou boa em precisar números de pessoas em grandes ou gigantes grupos, então vamos deixar as estimativas para as fotos. O resumo do passeio: chegamos lá por meio dia (saímos 9:40, por aí), fizemos um tour pelos principais pontos turísticos, com explicação do pessoal da MESA (união dos estudantes de ERASMUS) e depois tivemos um tempo para comer. Depois do almoço tinhamos a opção se seguir o próprio rumo ou subir ao castelo em cima do morro (fotos). Bom. Como eu tinha alguns lugares para visitar relativos ao filme da Noviça Rebelde (Vulgo The Sound of Music) e também de Mozart, peguei a opção "ir sozinha" e fui sozinha mesmo. Comprei um mapa - muito importante - e fui! Mais disso tudo nas fotos :)

Eu ainda acho que a entradinha nas fontes era para os cavalos tomarem banho...

Nos arredores da universidade de Salzburg

Pessoal andando no beco

Rio Salzach

Apreciando a paisagem

Lá em cima fica o Museum der Moderne (museu moderno)

Georgia (grécia), Zoi e eu

Café Tomaselli, o mais antigo da Áustria

Café Tomaselli, recebe visitas de celebridades, inclusive Mozart (não o fantasma, mas quando ele era vivo)

Catedral de Salzburg

Versículo em protesto à energia atômica

Castelo lá em cima do monte


Cavalos na praça. É possível fazer turismo nessas carrocinhas, claro!

Estátua de um homem em uma bola dourada gigante

Vista oposta, de cima do castelo (foto da Solène, porque eu não subi)

Festival de música e comidas

Zoi, eu, Daniel (Eslováquia)

Comida - Wurst, Pommes e uma limonada típica da Austria: Almdudler 

Casa de nascimento do Mozart

Bombonzinhos de Mozart, ou Mozart Kugeln. De acordo com os Salzburg'enses, só lá você encontra as verdadeiras Mozart Kugeln.

Casa onde Mozart morou. Nessa eu entrei!

Eu entrei, mas não podia tirar fotos.

Paisagem

Schloß Maribell

Saí para tirar a foto do grupo, então não sei direito o que ele estava falando.

Mas eu sei que o castelo foi construído e re-construido algumas vezes, então eles o fizeram em diferentes estilos.

As pessoas gostam de fazer casamentos nesse castelo

Os Jardins do castelo ainda permanecem iguais aos originais

As crianças da família Von Trapp dançaram ao redor dessa fonte, sim sim!

Georgia, Wojtek, Zoi, Solène, Joan (Espanha)

Teatro onde a Família Von Trapp se apresentou. Ele é construído em parte em um paredão de pedra, por isso tem aquele aspecto.

Essa é uma parte do paredão, em outro ponto.

Um local que contava sobre o making-of do filme

Raindrops on roses and whiskers on kittens;
Bright copper kettles and warm woolen mittens;
Brown paper packages tied up with strings;
These are a few of my favorite things.

When the dooog bites,
When the beeee stings,
When I'm feeeeeling saaaad,
I simply remember my favorite things,
And then I don't feeeeeel sooo bad. : D
Andando sozinha e tirando autofotos

Andando ao lado do rio

Fui achar o cemitério onde, em tioria, a família Von Trapp se escondeu

é, eu acabei indo em um cemitério na Áustria

Ali também jaz Paracelsus e uma parte da família de Mozart, btw.

O que mais me fez lembrar do filme nesse local sombrio. Curiosidade: austríacos se importam com a deposição dos seus restos mortais, geralmente fazem uma poupança para ter um bom sepultamento.

Já voltando, dando tchau pros Alpes

Eu, Agata (janelinha), Martyna, as duas Polonesas.


Munique Alte Stadt (Cidade Antiga)
E hoje foi o dia do turismo guiado pela cidade antiga. Foi promovido pelo pessoal da Studentenwerk, ou a empresa que gerencia as casas de estudante e as Mensa e Cafeterias de München. Tínhamos uma guia que falava alemão e uma tradução para inglês quando necessário. Tinha bastante gente diferente hoje, embora fossemos poucos. Eu fui meio que de última hora, achei que a Martyna fosse mas acabou não indo. De conhecidos encontrei só o Joan e o Wojtek. Conheci uma menina do Chile que estuda matemática em Paris mas está acompanhando uma pesquisa aqui por três meses, uma menina da Turquia que estuda para ser professora de inglês e tinha alguns japoneses e indianos, mas não cheguei a conversar com eles. E ah, sim, a alemã que traduzia para inglês, ela estuda geologia na LMU. Quando tem esses "get together" do pessoal do Erasmus ou mesmo esse evento da Studentenwerk, geralmente estamos falando de estudantes de intercâmbio de três lugares: LMU, onde eu estudo (Ludwig-Maximilians-Universität), TUM (Technische Universität München) e TH, que eu ainda preciso descobrir o que é. Vamos às fotos!

Sinagoga, tem mais ou menos 4 anos

Local onde antigamente era armazenado o armamento, agora é um museu.

Memorial ao Michael Jackson, na frente do Bayerischer Hof, hotel onde ele frequentemente se hospedava

Hotel mais "badalado" de München, com muitos hóspedes famosos e importantes. Também hospeda muitas conferências. O memorial do MJ não é brincadeira.

Odeonsplatz. Esse prédio é uma replica de um que tem na Itália em uma cidade que eu esqueci o nome... 

Bandeirinha de campanha para sediar os jogos olímpicos de inverno de 2018. Tem por tudo!

Dia-a-dia
Uma coisa interessante me aconteceu esses dias: alguém cobrou minha passagem no U-Bahn! Que bom que eu tinha comprado, né. Esses dias eu fui perguntar para a Martyna se a minha passagem mensal comprada em 11 de abril era válida até 11 de maio ou 12 de maio e ela disse "oh, não, a passagem mensal vale só para o mês que ela é comprada: abril só em abril, maio só em maio.." Você tem que comprar outra já! Já era maio, claro. Enfim, achei engraçado, finalmente ver o controle. E um dos caras tinha acabado de entrar no metrô, mostrou a passagem dele e falou: "mas vocês estão por tudo hoje, hein? Acabei de mostrar minha passagem no U2!" - pode ser que ele não tenha falado com essas exatas palavras.
Outra coisa interessante: comprei pipoca para microondas. Agora é só ir lá estourar, o problema é que geralmente estou de pijama. Se bem que quando cheguei de Salzburg estava tão cansada que eu simplesmente tomei banho, coloquei o pijama e fui esquentar a comida no microondas de pijama. Esse drama todo porque o microondas é na verdade na cozinha vizinha, porque aqui não tem mais, alguém queimou, etc etc... Mas um dia, um diiiia farei pipoca!

Buenas noches, por hoje é tudo isso! 
Deus lhes guarde :)

5 comentários:

  1. Que massa!!! Altos passeios culturais MASSA(a lá corneto)!

    Continue aproveitando tudo!

    Bjoca

    ResponderExcluir
  2. Problema com pijamas na cozinha comunitária???? Desencana!!! Em país onde a homarada toma banho de sol pelado, vc está vestida a rigor! hahaha...

    beijão,

    pptlhs.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado - ja havia postado uma coisa por aqui e não está saindo.... de qq forma, curta seu pijama na cozinha comunitária! Por aí, pijama é roupa de festa!!
    Beijões, filhota!

    ResponderExcluir
  4. uai! sumiu!...

    mas.. saudade de tu!

    ResponderExcluir